Buscar
  • Maze Soluções

Vamos falar sobre e-mails?


Provavelmente você já ouviu alguém dizer que e-mails não são uma ferramenta efetiva no marketing, mas aí, surge uma dúvida: você está utilizando e-mails da maneira correta? Vamos falar um pouco sobre isso?

O e-mail ainda é uma das ferramentas mais assertivas no marketing, desde que usado corretamente. Com ele, é possível realizar uma comunicação direta e direcionada.

Vamos começar falando sobre a captação de e-mails. Ouve-se muito sobre a compra de mailings pela internet e esse, de longe é um dos maiores erros cometidos por muitas pessoas.

Existem diversas formas de se obter o e-mail de alguém, porém, é necessário que essa seja uma ação baseada em permissão. Sendo assim, é importante criar formas de captar este e-mail, seja por blog posts, landing pages, e-books, newsletters, eventos, promoções ou materiais ricos, que façam com que o leitor e possível cliente, se interesse pelo seu conteúdo. Assim, você conseguirá dele seu e-mail pessoal ou corporativo, pois ele permitiu que você fizesse contato por este canal.

Vale frisar, que o conteúdo de seu e-mail é extremamente importante para a nutrição de seus leads. Com assuntos que esclareçam dúvidas que ele tem, você consegue captar sua atenção, porém, mais importante que captar a atenção, é mantê-la. Suponhamos que você tem uma academia e em seu site, exista um blog com diversos conteúdos sobre saúde e bem-estar e seu cliente deixou seu e-mail em um blog post onde o título era “Como perder peso”, envie para ele o conteúdo e encaminhe junto, um link com outra matéria relativa a este assunto, como por exemplo, “Exercícios que podem ser praticados em casa” ou “Pontos importantes antes de escolher sua academia”. Isso mostra ao leitor, que você quer continuar ajudando a sanar dúvidas, bem como a tomar decisões e por fim, escolher você para ser o solucionador disso! Perceba que você não mandou logo de cara conteúdos promocionais sobre sua academia para que ele venha até você, mas sim, mostrou a ele que sua academia é a melhor opção, pois tem tudo o que ele precisa. (Olha a gente falando sobre funil de vendas de forma discreta, rs).

Outro ponto importante, é o uso de plataformas para o envio de e-mails. Hoje o mercado disponibiliza diversas opções, em vários idiomas, para que você possa disparar e-mails facilmente. Fazendo o uso de uma plataforma, você consegue realizar testes, segmentar disparos, verificar a taxa de rejeição, dentre outras informações importantes.

Graças a estas plataformas, você pode verificar a taxa e abertura dos e-mails que sua empresa vem disparando e analisar dados como:

· Assunto do e-mail (teste enviar o e-mail com assuntos semelhantes, para verificar qual o tipo de assunto vem trazendo maior taxa de abertura de seus disparos);

· Horário do disparo (é possível analisar quais são os horários em que sua lista abre os e-mails e com base nisso, enviar sempre neste melhor horário);

· Destinatário (jamais envie o mesmo e-mail com cópia para várias pessoas);

· Remetente (use boas práticas como uma boa apresentação, bom conteúdo, mas para finalizar, sempre deixe seu nome, o nome de sua empresa, seu cargo, as formas que o cliente pode se conectar a você e seu endereço físico. Sim, é importante acrescentar essa informação).

Não existe uma frequência ideal de disparos. Obviamente, conta-se com o bom senso de não lotar a caixa de e-mail de sua lista, pois agindo assim, você corre um grande risco de ser marcado como spam, ou ainda, que seu cliente peça para ser removido da sua lista, o que é um tanto quanto triste, não é mesmo?

Por fim, voltamos a ressaltar, NUNCA, nunca mesmo, compre listas de e-mails. Muitas delas possuem endereços que não levam você a um tomador de decisões de uma empresa, em outros casos, vários e-mails estão desatualizados, o que não trará retorno algum em seus disparos.


Abraços,


Equipe Maze!

0 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle